Versos e prosas: Pondera agora com mais atenção a formosura de D. Angela...

É uma vergonha que antes eu não tenha aberto um espaço para poemas que eu tanto gosto! Achei digno começarmos por esse em especial, o primeiro que decorei - e que até hoje me lembro! Tanto que não pesquisei no Google o poema na íntegra - a não ser a introdução em negrito, que compõe o título do post! #PalavraDeNát

Pondera agora com mais atenção a formosura de D. Angela.

Não vi em minha vida a formosura,
ouvia falar nela cada dia,
e ouvida me incitava e me movia
a querer ver tão bela arquitetura.

Ontem a vi por minha desventura
na cara, no bom ar, na galhardia
de uma mulher que em anjo se mentia,
de um Sol que se trajava em criatura.

Matem-me! - disse eu, vendo abrasar-me
Se esta a cousa não é que encarecer-me
sabia o mundo e tanto exagerar-me.

Olhos meus - disse então por defender-me
se a beleza hei de ver para matar-me
antes olhos cegueis do que perder-me.

Gregório de Matos



E aí, mais alguém apaixonado por essa arte? <3 Esse quadro terá espaço semanal aqui no blog, viu? ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário