Cinema e TV: Isolados

Nome: Isolados (2014, 1h30min)
Direção: Tomas Portella
Elenco: Bruno Gagliasso, Regiane Alves, Juliana Alves, José Wilker
Gênero: Suspense
Sinopse:No filme o psiquiatra Lauro (Bruno Gagliasso) e sua namorada, Renata (Regiane Alves), decidem passar férias em uma casa isolada na serra, porém o que parecia ser uma época de paz e sossego, acaba se tornando um pesadelo, quando uma sequência de ataques violentos na região se aproxima cada vez mais do casal. Isolados também é uma das últimas aparições do ator José Walker no cinema, o ator faz uma participação no filme como mentor de Lauro (Gagliasso).


Nota: 



Resenha: Isolados é um filme que divide opiniões. Já vi várias resenhas elogiando o enredo e outras que o acharam fraco. Particularmente, esse é um daqueles filmes que me fez pensar muito na história depois, te obrigando a resgatar na memórias todas as dicas que o enredo deu ao se desenrolar para um final surpreendente.
Lauro, médico psiquiátrico, resolve passar o fim de semana com sua noiva, Renata, em uma região afastada e tranquila. Sofrendo de transtornos psicológicos, a personagem apresenta oscilações de humor que a levam de um estado apático ao histérico em questão de segundos. Temendo que essa instabilidade afete a ela e ao passeio, Lauro, ao saber dos ataques, resolve esconder da noiva o perigo. É aí que a merda o problema começa.
As vítimas dos ataques são mulheres, em sua maioria crianças, adolescentes e idosas, que vulneráveis e perseguidas dentro das matas, são cercadas e mortas. Não bastasse isso, os criminosos ainda mantinham relações sexuais com os cadáveres, contribuindo para o cenário de horror para quem encontrava os corpos violados depois. Apenas a citação já nos deixa de cabelo em pé, mas essa história não é de toda inventada: os irmãos necrófilos de Isolados foram baseados nos também intitulados Irmãos Necrófilos Ibrahin e Henrique de Oliveira, que na década de noventa cometeram as mesmas atrocidades na região serrana do Rio de Janeiro. Ponto para a referência!
Inevitavelmente, Renata, desconhecendo desse perigo acaba sendo atacada pelos irmãos. Gritando por socorro, Lauro consegue chegar até o local para socorrer a noiva, sendo igualmente atacado. Quando acorda, ele retorna às pressas ao casarão e se tranca junto a Renata. O final de semana dos sonhos é revelado agora um pesadelo. Ah, eu cheguei a dizer que a casa é cercada por janelas? Então.
Lauro se impõe o papel de proteger Renata dos irmãos necrófilos enquanto tenta incansavelmente contato com alguém que possa salvá-los. Cercado pelo terror constante e os assovios (forma como os irmãos se comunicam) vindos da floresta, a sanidade do casal fica cada vez mais abalada e comprometida. Para ela, resta a pergunta: "Quem são eles?"
Desde o figurino até o cenário, tudo parece ter sido pensado com muito cuidado para criar o ambiente tenso e sombrio que persegue o isolamento do casal protagonista, muito bem interpretados por Gagliasso e Alves. A casa coberta de janelas e vidros coloridos na parede arrematou muito bem a proposta, expondo as vítimas como em uma gaiola de vidro. A fotografia também está impecável!
Embora tenha passagens lentas que parecem se arrastar, o filme não deixou pontas soltas. O "vai e vem" de acontecimentos (os conhecidos flashback) também não são meus preferidos, mas ajuda na compreensão da história. Ah, também não acho que seja um filme para "assistir" em um bate-papo com os amigos; se não focar acabará perdendo os detalhes essenciais... Fica a dica.
Um último ponto que vi sendo ridicularizado foi nas cenas paralelas - enquanto o casal se isola, há uma força tarefa investigando o caso - a aparição do BOPE. Creio que por ser tão ligado ao filme Tropa de Elite a ideia de que um "Faca na Caveira" tenha se embrenhado no mato para caçar dois criminosos possa parecer muito irreal, mas, tal como no caso dos Irmãos Necrófilos de 90, houve sim intervenção massiva da polícia, incluindo o BOPE. Então eu não encarei isso como exagero ou deslize, mas um complemento muito bom.

Vale a pena ao menos dar uma chance a essa obra e aos inúmeros detalhes que, para mim, o tornaram um suspense digno de atenção. Eu realmente espero que futuramente essa fórmula seja aprimorada e repetida! 8D

E vocês, já viram o filme? O que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário