Quem conta um conto #23: Fria

"Somente tendo absoluta certeza de que era a minha pele que o metal pontiagudo rompia, acreditei em tantos outros relatos de que a morte não era dolorosa."




Título: Princesa de Gelo
Autora: Thayane Gaspar Jorge
Publicação: Editora Modo (2012; 147 páginas)

Sinopse: Ela fugia do amor como algo necessário a sua sobrevivência... "Alessa não tinha um coração! Acredite, é verdade! Até nos momentos em que a adrenalina prevaleceu em seu sangue fazendo-o trabalhar mais rápido, ela o negou; deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas é como se seu coração não fizesse mais nada além de pulsar o sangue para que o corpo, ligado a uma alma mórbida, continuasse respirando. Feitiço. Magia. Encanto. Poções. Bruxaria??? - Não! Apenas um coração e sua simplória maldição."

Adquira aqui | Adicione no Skoob





Resenha: Contrariando aquele início de história previsível onde temos a nossa protagonista apresentada em sua rotina, Alessa nos surge em seu fim. Mas como esperar algo convencional se ela não é?
Como todo livro em primeira pessoa, já nas primeiras linhas nos pegamos presos na mente do nosso protagonista, que no caso se trata das confusas ideias de uma adolescente e seu pessimismo que chega a ser fora do comum, até mesmo para quem não está mais vivendo e sim sobrevivendo, como muitas vezes é o que parece estar acontecendo. Alessa se arrasta em uma existência dramática e cheia de comparações melancólicas onde ela se sente sempre deslocada, diferente. Nada muito novo que nenhum de nós tenha passado e isso a torna mais próxima do leitor do que eu poderia cogitar a princípio.
Seu desafio no entanto começa quando Eric entra em sua vida - ou o fim dela. Sempre a rondando depois de serem apresentados informalmente pela morte, ele deseja cada vez mais conhecer a garota de cabelos vermelhos e talento para a escrita, essa última aliás sendo responsável por conectá-los ainda mais.
Tentando fugir da atração inevitável e do novo sentimento que pode destruir seu coração de gelo, Alessa tenta afastar Eric tendo o fracasso como sucesso quando enfim se rende e logo após conseguir destruir tudo isso... Acredito que seja por isso que o livro não tenha me agradado ao todo.
Embora leve momentos de reflexão muito legais e a poesia melancólica da escrita completar bem a protagonista, Alessa parece mais ter uma cabeça dura do que um coração de gelo. Ela fica em um eterno "vai e vem" de decisões e quando parece avançar um passo recua logo dois. A descrição de seu coração frio e incapaz de amar não vem de nenhuma desilusão e a explicação dada para isso me deixou um pouco decepcionada... Também não consegui captar qual foi o grande clímax da história, essa seguindo a mesma linha do começo ao fim sem grandes surpresas. Não me desagradou por completo, é um bom romance, no entanto não entrou para a lista de favoritos...

E você, tem uma opinião contrária? Me conta aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário