Quem conta um conto #22: Tobias [Especial Brasil em Prosa]

Quando meus olhos pousaram sobre ele, eu o odiei.




Título: Tobias
Autor: Francine Porfírio
Publicação: Amazon (2015; 5 páginas)

Sinopse: “Para mim, Tobias era a personificação da injustiça.” 
Um conto sobre a obcecada busca por identidade. 
















Resenha"Surpreendente" é uma definição que não sai mais do meu vocabulário desde que comecei a descobrir excelentes histórias de incríveis autores. Com Tobias não poderia ser diferente.
A familiaridade com as palavras da protagonista é tanta que eu me via andando pela escola, erguendo o queixo enquanto passava por grupos de pessoas excessivamente tagarelas e felizes e admirando ele, Tobias, que não teria nada de especial a não ser o fato de existir; para ela, ter Tobias no mundo era a única existência válida de atenção.
Um mergulhar profundo na mente humana, nas limitações emocionais e na auto-anulação que nos apaga de nós mesmos e nos transforma em outro.
Complexo e simples é como o ser humano pode ser definido, uma eterna contradição que ao longo da narrativa fica evidente em sua profundidade, ainda que palavras em voz alta sejam completamente desnecessárias àquela altura, àquela em que não nos resta mais nada, apenas o que de fato existe - e esse não é você.
Eu não poderia estar mais surpresa e reflexiva com esse conto. Realmente, deu-me muito o que pensar, pois, indiretamente todos temos um Tobias em nossas vidas... Ou será que nosso próprio "Tobias" já não tomou conta dela?

A capa também completou muito bem a proposta dessa angústia e a busca por respostas, essas que Anônima pensou estar em Tobias e talvez tenha encontrado... A cena final arremata com perfeição essa jornada interna e para mim ela está estampada no excelente trabalho da modelo que ilustra quem é - ou não - Anônima.

Um conto para ficar de olho ;)

2 comentários:

  1. Minha flor,
    Primeiro, que incrível acessar seu blog e vê-lo tão inovado! Adorei o novo layout! Parabéns. <3 Ficou belo e a sua cara.
    É mais um motivo para me orgulhar de ver Tobias por aqui, n'O Bode com a Onça. Obrigada pelo carinho em ler meu conto, Nathália. Só tenho a lhe agradecer por ter dedicado a essas poucas páginas sua atenção sensível. Eu disse a você que foi uma das leitoras que mais captou a essência do conto, mas isso não me surpreende. Sei da sua capacidade de ver a vida e ler um texto nas entrelinhas. Eu me sinto honrada por tê-la como leitora. Espero em breve me sentir honrada em ser, também, sua leitora.

    Com carinho, flor, deixo meu abraço de gratidão!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn, Fran, obrigada, mil vezes obrigada por me presentear com palavras tão carinhosas! Sua confiança e insistência em mim são inimagináveis e eu estou muito feliz em te ter presente, tanto no blog quanto na minha vida! <3

      Tobias é impressionante e eu adoro tudo o que ele foi capaz de me passar - e que ainda me passa - ao ler. Não tenho mais de onde tirar palavras para elogiar, então fica aqui meu abraço de retorno, não somente a uma grande amiga, mas a uma excelente autora!

      Beijão! E volte sempre haha <3

      Excluir