Fato ou passo? Vitória Régia

Depois de muito tempo sem trazer nenhuma lenda para o blog, eis que lembro da Vitória Régia, uma das minhas preferidas! Vamos conferir? ;3


Arte por: Anderson Awvas (Confira mais aqui!)


Segundo a lenda, a deusa Jaci (a lua) escolhia de tempos em tempos as índias mais bonitas e puras da aldeia e as levava embora, para transformá-las em estrelas. Naiá, uma das índias da tribo, sonhava com o dia em que seria ela a se tornar essa estrela, mas, desapontada pela demora resolveu ela mesma ir atrás de Jaci, na esperança de que a deusa a visse e realizasse seu desejo. Depois de dias nessa busca finalmente Naiá a viu: logo à frente se banhando em um rio estava a deusa, sua esfera prateada na superfície cristalina. Cega pelo seu desejo, Naiá não percebeu que na verdade aquele era o reflexo da lua e se jogou em direção a ele, se afogando.
Compadecida do acidente, Jaci transformou a índia em uma estrela sim, mas uma estrela das águas onde ela brilharia todo seu esplendor como a flor branca Vitória Régia.

Seu nome, no entanto, refere-se à rainha Vitória da Inglaterra, quando suas sementes foram levadas para o país. Além disso é das raízes dessa planta que os índios extraem suco para tinturas de cabelo. Vocês sabiam disso? O:

Como sempre nosso folclore surpreendendo com sua beleza e riqueza de detalhes. Gostaram? Contem aqui o que acharam! 

2 comentários:

  1. Adorei saber disso, muito legal. Conheço pouco sobre o folclore. E isso me lembrou de um conto seu que devia estar publicado. Você me deve explicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahushusauhas, como eu te disse, ele será publicado em breve u-u Obrigada por me cobrar por isso haha e por acompanha o blog! <3

      Excluir