Fato ou passo? Mula sem cabeça

Ah, Folclore, como eu te amo! Saudades de trazer curiosidades sobre nossa riqueza histórica! Quem aqui também sentiu saudades? \o/

Fanart retirada da page Folclore BR feita por Fernanda Rodrigues (em breve posts sobre essa página!)


De origem desconhecida, sabe-se que essa criatura faz parte da cultura das populações que viviam sob domínio católico. Apresentando labaredas saindo do lugar onde deveria estar sua cabeça, geralmente a mula é descrita com ferraduras de prata ou aço e com pelagem de cor marrom a preta.

"Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro. Dessa forma, as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça [...] e o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”."

Sabem aquela frase repetida por metade do grupo infantil da nossa vida sobre "Quem chegar por último é mulher do padre"? Será que desde àquela época já estávamos falando sobre a Mula sem cabeça? Reflitam.

E vocês, conheciam a origem dessa lenda? Querem dividir alguma curiosidade? Fiquem à vontade!

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário