Quem conta um conto... #15: Inexato! BK Terras Metálicas

"De que adianta subir a escanda em direção ao futuro se não soubermos que andar estamos saindo?"


Título: Terras Metálicas
Autor: Renato C. Nonato
Editora: Novo Século (2012;616 páginas)
Sinopse: A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo. 




Resenha: A saudade de resenhar um livro é tanta que eu preciso registrar minha empolgação com essa leitura fantástica! Parabéns antecipado ao autor por ter escrito uma trama tão bem amarrada e ter me feito perder duas noites de sono devido à empolgação! (bom, nunca se perde nada quando o motivo é tão nobre ;} )
A história se passa em um futuro pós-apocalíptico. Quem acompanha o blog deve ter notado como adoro esse tipo de história e ainda mais os mistérios que a cerca. Tal como os personagens questionam o que o futuro os aguarda, é esse tipo de curiosidade que ronda também minha cabeça minha cabeça, tal qual a recém-formada Raquel. Convivendo em um mundo onde tudo funciona graças aos grupos com habilidades especiais divididos entre Túneis, Bios, Sibérios, Antenas e Exilados (os dois últimos relativamente raros), nada pode abalar o perfeito equilíbrio que mantém a Esfera funcionando... Até que a garota descobre que um atraso no mainframe pode levar a existência do mundo que conhecem a um colapso, tal como a última crise que abalou e levou as antigas Terras Verdes quase ao esquecimento, além de abalar a tênue linha de tolerância da Facção, grupo que ameaça o que ainda resta da paz ignorada pelos habitantes da Esfera.
Raquel, junto aos amigos Ângelo, Tales, Camila e Isabela (integrante que chega por motivos que vocês só saberão lendo) e os carismáticos tashis: Tashi (sim, é esse seu nome!), Liceu e Nirvana se unem para achar respostas e acabam descobrindo muito mais do que imaginavam...
Menção honrosa para Kelly e Luana, antagonistas da trama, mas cativantes o suficiente para se aguardar sempre as melhores brigas quando elas aparecem e, claro, aos Tashis, pequenos robôs em formato circular que acompanham seus donos, servindo quase como uma consciência, sendo sempre ignorados com sucesso, claro. E isso os torna dispensáveis? Como diria Liceu: "INEXATO!" A companhia dos mascotes do grupo são o alívio cômico de diversas situações tensas e o apoio tão humano quanto qualquer pessoa de carne e osso nas horas certas. Nonato não deixou ponto sem nó ao nos apresentar a Esfera, mas conseguiu fazer o leitor tão intrigado quanto os habitantes desse mundo metálico quanto o passado que levou as pessoas a criarem um refúgio abaixo das Terras Verdes. A leitura avança tal como as descobertas dos personagens, que abrem um leque totalmente novo e cheio de possibilidades a serem desbravadas. Um passo para a descoberta se revela um salto para o desconhecido e é com essa sensação que a história se encerra, o engate perfeito para o próximo livro da série.

Ficaram curiosos? Vocês podem encontrar mais resenhas, curiosidades e até desenhos dos personagens no Facebook do livro e se divertir na versão 2048 com ilustrações da talentosa Natalie Duarte! Garanto que vocês vão adorar! Vão sim! vão sim! Vão sim! ;)

Um grande abraço à todos vocês e boa aventura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário