Fato ou passo? Mani

Dando continuidade à Semana do Índio, hoje retomamos o Fato ou Passo? com uma lenda que explica de onde veio a mandioca, raiz popularmente presente nos pratos brasileiros e principal ingrediente da tapioca, comentada aqui, lembram? 

De acordo com a lenda, uma índia tupi deu a luz a uma linda menina de pele bem branca a quem veio chamar de Mani. A índia vivia feliz brincando pela tribo e não tinha ninguém em toda tribo que não a amasse e toda a alegria que trazia junto.

Porém, um dia Mani ficou doente e toda tribo ficou preocupada. O pajé foi chamado e mesmo fazendo vários rituais de cura e rezas para salvar a querida garotinha, ela veio à falecer.



Os pais de Mani resolveram enterrar o corpo da menina dentro da própria oca (tradição e costume cultural do povo indígena tupi) sempre regando o local quando, depois de alguns dias, veio a surpresa: uma planta de raiz de miolo branca, tal como a pele da falecida índiazinha, nasceu naquele lugar! E, em homenagem à filha, essa planta foi batizada de Mani.

Os índios passaram a usar a raiz da nova planta para fazer farinha e uma bebida (cauim). Ela ganhou o nome de mandioca, ou seja, uma junção de Mani (nome da indiazinha) e oca (habitação indígena).

Lembrando que no Brasil, a mandioca possui vários nomes (variando de região para região), como por exemplo, aipim, macaxeira, maniva, castelinha, mandioca-mansa, entre outros...

Eu não conhecia essa lenda e a achei linda! Tal como a do Guaraná, mas calma, ela vai aparecer aqui ainda ;)

E vocês, gostaram da lenda?

Fonte: Sua Pesquisa

2 comentários:

  1. Gente, que curiosidade interessante!!!! Nunca pensei que pudesse ter um mito tão lindo por detrás da mandioca. *3* Adorei.
    Mani + Oca… ooooown!!!!!

    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Eu AMEI essa lenda! Muito, muito bonita! <3 E trás uma história de amor muito enriquecedora também *O*

      Excluir