Você sabia? Quatrocentões

A definição "quatrocentão" era muito popular na década de noventa, em São Paulo. Quatrocentões ou tradicionais, se dava àquelas famílias cuja descendência vinha dos antepassados que teriam feito parte da fundação da capital paulista. Geralmente, eram famílias ricas ou de nome conhecido, mas foi se perdendo com o tempo.

A novela Rainha da Sucata, da mesma época, cita muito as famílias tradicionais, incluindo um dos protagonistas que faz parte desse meio, mas que chegam a passar fome para sustentar o título e permanecer com o status social dentre os ricos. Tanto era forte a denominação, que o elenco "rico que não é mais rico" da novela, desprezava a nova-rica (nome dito com maldade, se referindo a pessoas que enriquecem de uma hora para outra), Maria do Carmo pelas suas origens simples. Pouco lhes importava se ela ganhava muito mais do que eles jamais tiveram condição de manter.
Sai de Baixo é outro programa que fala sobre as família tradicionais que tentam manter as aparências, incluindo o marido de Magda, interpretado por Miguel Falabela, que se dizia acima da média por ter sangue azul.

Maria do Carmo, a nova rica desprezada, e Laura Figueroa, a ex-rica mas cheia de soberba 


E você, sabia disso? Aliás, conhecem mais alguém que sustente o nariz empinado? ;3 Eu conheço um monte, infelizmente...

Comentem aí o que acham \o/

2 comentários:

  1. Acho que o nome em sí, já da uma ideia de que se trata de pessoas finas e cheias de dinheiro. É maldade falar que queria ser uma dela?ç_ç ai ia comprar um mundo de livros, e ia te mandar um monte também! <3
    Já percebeu que é quase sempre assim as histórias, a família rica começa a empobrecer mas não tem coragem de pedir ajuda, porque a imagem é muito mais importante.. eu não entendo isso, a pessoa prefere morrer de fome, do que pedir ajuda!
    Isso me irrita tanto --'
    Estou começando a me sentir inteligente frequentando seu blog amiga, obrigada <3
    BEEEEIJOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não quer ser rico para ostentar uma estante recheada? -w- Aí tudo bem, amiga, fique à vontade huahauh

      O que acho mais incrível são essas pessoas que ficam tentando passar a imagem soberba que não deveriam ter nem se exalassem dinheiro pelos poros! E conheço muita gente assim, que desdenha do que é mais barato, dizendo o valor do que comprou, com uma satisfação nos olhos que eu tenho dificuldade para entender... Irrita mesmo --'

      Sua linda, fico contente que se sinta bem por aqui! Obrigada você por elevar minha estima! <3

      BEIJÃO!

      Excluir