Entrevista: Clara Gavilan

*Aviso: Todas as imagens do post pertencem à ilustradora Clara Gavilan*


Volta e meia quando passeio pelas livrarias, fico bisbilhotando os livros infantis. Em uma dessas procuras, encontrei um livro que era uma gracinha, chamado Besouro e Prata de Ana Maria Machado. A ilustração era muito bonita, cheia de delicadeza e me trouxe uma nostalgia imensa dos tempos em que eu levava para a escola meus livros ilustrados.

Depois de um tempo encontrei o blog da Clara Gavilan e, fuxicando aqui, fuxicando ali, achei o bendito entre seus trabalhos! Eram suas ilustrações no fofíssimo Besouro e Prata! Olha só!

Imagem retirada de sua fanpage

Gostei tanto do seu trabalho que perguntei para a ilustradora se ela topava responder algumas perguntas! E ela foi muito querida ao me atender! Querem ver? \o/



O Bode com a Onça: Quando percebeu que seguiria essa carreira?
Clara Gavilan: Eu me apaixonei pela carreira na eletiva do Guto Lins "Design de livro infantil , na faculdade. Mas realmente criei coragem para entrar de cabeça alguns anos depois. Tive bastante suporte do Renato Alarcão , meu professor de aquarela na época e ótimo profissional da área.

OBcaO: O espaço  nessa área é muito concorrido? Como surgem as propostas?
CG: Existem muitas pessoas boas no mercado, mas acho que se você faz o seu trabalho com carinho e respeito com o cliente tem espaço para todos.
As propostas são resultados de envio de portfólio físico, digital, divulgação na internet e acredito que também muito troca troca entre os editores. 



OBcaO: Qual é seu trabalho preferido? Há algum livro infantil que tenha te fisgado?
CG: O meu trabalho preferido?  Que pergunta difícil ... Eu acho que o "Ralf e Demi" escrito pelo Felipe Shuery foi um livro que me cativou bastante. Mas não tenho tantos trabalhos ainda para ter um preferido. Cada um deles foi tão emocionante quanto o outro.  

OBcaO: Você também tem um blog (o claragavilan.com.br/blog/) onde aborda de forma mais cômica alguns eventos cotidianos, usando para isso um estilo muito presente na ilustração infantil. De onde veio essa ideia de misturar estilos tão diferentes?
CG: O estilo infantil sai naturalmente. Um professor meu de Madrid sempre me dizia: "você precisa colocar mais testosterona nesse desenho! " Acho que não consegui fazer isso até hoje. 




OBcaO: Qual sua reação ao ver uma criança admirando suas ilustrações?
CG: Não tem preço! Me dá vontade de chorar!  

OBcaO: Bom, pergunta de resposta meio óbvia, mas vamos lá (hehe). Sente-se realizada com a profissão que escolheu?
CG: Eu me sinto muito feliz nessa profissão, mas ainda estou longe de estar satisfeita com o meu trabalho. Tenho muito o que aprender e melhorar. 

OBcaO: Quais foram os ilustradores que te inspiraram?
CG: Elena Odriozola, Oliver Jeffers , Suzy Lee entre outros. 

OBcaO: Em média, quanto tempo leva para desenvolver a ilustração de um livro?
CG: Depende muito da técnica e da complexidade da ilustração.  

OBcaO: Se você pudesse encontrar a Clara no início de carreira, o que diria a ela?
CG: Não desiste! 


Clara Gavilan é uma ilustradora niteroiense LINDA! nascida em 1987 apaixonada por livros infantis.Graduada em Design pela PUC Rio, se especializou em ilustração editorial e quadrinhos em Madrid na ESDIP e também em ilustração de livro infantil na EINA, em Barcelona.Atualmente se dedica a um escritório próprio de ilustração que tem como foco projetos na área de ilustração editorial e narrativa visual, além de ministrar aulas de desenho e pintura para crianças e adultos.

Gostaria de agradecer de todo o coração à artista por ter disponibilizado um pouco do seu tempo para me atender. Ela foi muito querida e paciente comigo. Fico feliz em ter trazido um pouco de sua arte para o blog! Muito obrigada mais uma vez, Clara! E que todo seu trabalho tenha um retorno de muito sucesso!

E vocês podem conhecer mais do trabalho da ilustradora pelos seguintes canais


Ah é! Vocês já curtiram a page d'O Bode com a Onça? Prometo que só coisa legal vai sair no feed de vocês *O*

(Sim, foi só uma desculpa para colocar a coelha do peito caído mais engraçada da internet. 8D)

6 comentários:

  1. Ai amiga, com certeza vou procurar os trabalhos dela *--* aposto que minha pequena vai adorar, os desenhos são lindos e coloridos, da maneira que as crianças gostam, e os traços são ao mesmo tempo delicados mas fortes e decididos!
    Adorei as perguntas que você fez, parabéns <3 da pra sentir a paixão emanando de cada resposta e a felicidade também, que delicia *--*
    Já curti a Fanpage e com certeza vou atrás de seus trabalhos
    Obrigada pela dica <3
    Estou morrendo de saudades de você!

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anjo! Sempre bom te ver por aqui! E, ufa, que alívio poder finalmente responder os comentários xD Me desculpe pela demora <3
      Eu me apaixonei muito pela obra da ilustradora, comprei Besouro e Prata só por isso huahuahuha Obrigada pelo carinho, sua linda! <3 O trabalho da Clara ajuda muito também! E fico feliz que tenha gostado, tenho certeza que sua pequena vai gostar *-*

      Mil beijos!!

      Excluir
  2. Achei fantástico o trabalho dela, xará.
    Fiquei aqui me perguntando como cabe tanta criatividade numa pessoa só. O trabalho muito bem feito. Claro que vou olhar isso com mais detalhes. Gostei demais da sua ideia de procurá-la e mostrar a qualidade do trabalho dela, merecido reconhecimento, sem sombra de dúvidas.
    Seu blog e você só têm a crescer, já que você sempre está apreciando e divulgando os ricos trabalhos alheios.
    Parabéns, xará. Gostei muito.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kk, oi xará! *O* Tão linda somos nós as chamadas "Natália" não? XD hauhauha Que bom te ver por aqui!
      Fico muito emocionada em ler suas palavras! Com toda certeza foi uma experiência ótima entrar em contato com a autora e conhecer um pouco dos seus sentimentos e o que coloca nas ilustrações. Saber que podemos acompanhar desde pequenos um pouco do artista, tanto em textos quanto figuras só incentiva ainda mais a divulgação deles para os pequenos leitores *-*
      E muito, muito obrigada mesmo pelas palavras de apoio! Ouvir (ler :BB) isso de vocês, um blog que admiro tanto é muuuuito bom, fico sem palavras e com lágrimas nos olhos *chorona huahua*.

      Mil beijos!

      Excluir
  3. GENTE, que coisa mais fofa! Adorei o trabalho da Clara. É suave, harmônico e ao mesmo tempo tão rico em elementos. Amei as cores que ela elegeu para suas ilustrações… E as expressões dos personagens. Transmitem "aquele sentimento" agradável. <3
    A melhor pergunta da entrevista:

    "OBcaO: Qual sua reação ao ver uma criança admirando suas ilustrações?
    CG: Não tem preço! Me dá vontade de chorar!"

    A resposta dela, certamente, influencia a qualidade do seu trabalho… Enquanto ela tiver esse sentimento, imagino que suas ilustrações continuarão cada vez mais encantadoras!
    Sucesso à ilustradora e a você, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada pelo trabalho da Clara! Sempre que posso fico fuçando os álbuns de suas artes <3

      Também amei essa pergunta, Fran! Só de ver o amor, o carinho com que ela se dedica já bate um orgulho, sabe? Ela está de parabéns <3

      Obrigada por todo o carinho e apoio, não tem preço, Fran!

      Beijão!

      Excluir