Você sabia? Pedra do Ingá

A Pedra do Ingá, localizada na Paraíba, no município de Ingá, é uma pedra que contém desenhos esculpidos em baixo-relevo. A Itakûatiara mede 24 metros de comprimento e 3,8 metros de altura. Os símbolos sulcados são extremamente semelhantes a humanos, animais e até a ondas na água. Estudos arqueológicos mostram que a pedra pertenceu a uma cultura extinta entre 2.000 a 5.000 (!) anos atrás.




A pedra também é conhecida como Itacoatiara, aportuguesamento do tupi "Itakûatiara", que significa "pedra pintada", de "itá" (pedra) e "kûatiara" (pintada).


Eu não sabia da existência desse monumento que já foi tombado como patrimônio nacional! O: São tantas coisas que deixamos passar... E é um símbolo lindo presente no nosso país. Se você que estiver lendo isso for do estado, vá, conheça esse patrimônio que antes de ser da humanidade, é brasileiro ;3

Essas informações foram conseguidas através da página Mitologia Tupi-Guarani que é muito legal em conteúdo indígena! Se quiserem curtam para dar uma força! 
Se quer saber mais sobre o monumento, esse é o link oficial do sítio arqueológico. E aproveitem! \o/

E aí, gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário