Quem conta um conto #9: herança portuguesa

- Que ferro! Podia ter trazido Alphonsine! - Basílio

Título da obra: O Primo Basílio
Autor: Eça de Queirós
Ano de publicação: 1878 (418 páginas *dependendo da edição)  
Sinopse: Luisa é uma linda moça que adora ler romances. Casa-se com Jorge, um engenheiro que não desperta suas paixões, mas é sólido e respeitável. Os dois pertencem à burguesia lisboeta do século XIX, que, aos olhos do autor, é marcada pela afetação e a hipocrisia. Justamente quando o marido viaja, chega à cidade primo de Luísa, que fora seu primeiro namorado. O primo é bonito, galante e interessante, seduzindo a moça num caso com muitas complicações, chantagem e desapontamento. Obra básica do realismo português que demole a instituição do casamento por interesse.

Resenha: Eça de Queirós foi um grande autor português, tão importante que suas obras permanecem até hoje principalmente como matéria de vestibular. Provavelmente, junto a Machado de Assis, ele deve ser o primeiro autor que os jovens aprendem a odiar e sem razão nenhuma.
Luisa, casada com Jorge, se vê em um enorme tédio quando o marido, a trabalho, segue para a região de Alentejo. Quase na mesma época, Basílio retorno à Portugal e com todo seu charme a seduz e ambos se envolvem em um romance proibido. Parece poético  se não considerarmos o tapa na cara da sociedade que essa história, que descreve sem nenhum cuidado os casamentos por interesse e trás ali uma reflexão sobre as atitudes da burguesia. E sabe qual é o choque maior? Os consumidores dos romances de Queirós eram justamente os burgueses!
A narração é em terceiro pessoa, sendo possível abranger diversos personagens, incluindo Juliana, empregada de Luisa que a atormenta com as cartas que a patroa trocava com o primo. E as cenas, trocadilhos da empregada são muito bons! É possível até mesmo sentir o desespero de Luisa ao se ver presa às ameaças de Juliana.
De final surpreendente, daquele tipo que me fez ficar encarando a última página por alguns momentos com uma expressão, creio que muito engraçada (porque, sério, eu fiquei muito surpresa!), recomendo, não apenas O Primo Basílio, mas as demais obras de Eça de Queirós, esse incrível autor que nós adotamos com tanto carinho para fazer parte de nossa literatura.

Curiosidades: O Primo Basílio foi adaptado para minissérie no Brasil em 1988 e, em 2007, ganhou versão livremente adaptada para o os anos de JK e a construção de Brasília. 

Brinde! Imagem que retrata perfeitamente minha reação com o desfecho da obra!



E vocês, já leram alguma obra do autor? ;3

4 comentários:

  1. AI QUE IMAGEM É ESSA NO FINAL?! SAOIHDOIHOdihsaoih amei
    Primeiro quero dizer que a capa do livro é linda! Juro que não conhecia o autor, e não li nenhum livro para os vestibulares, só Capitães da Areia, acredita?
    Adorei saber que tem essa jogadinha de charme, mas meu coração deu uma apertada quando você comentou sobre os casamentos por interesses materiais, o que naquela época acho que não era quase surpresa pra ninguém, tudo era por interesse certo?
    Acredito que continua sendo assim hoje!
    Mas graças a você, recebi a indicação de um ótimo livro pra minha lista, amei sua resenha! Adoro a maneira como você escreve, super bem humorada, o que não torna a resenha chata, ou seja, ela possui toda sua positividade e animação <3

    Beijos amiga!
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuahuahuhaa , o Légolas foi para fazer charme huahaa a surpresa final chega a ser melancólica até...

      As edições de Primo Basílio possuem capas lindas e a última versão adaptada para cinema ficou ótima! E fico contente em ter despertado seu interesse! É muito bom conhecer algo novo, nem que seja pela experiência. E, infelizmente, o caso dos casamentos arranjados eram comuns: Luisa tinha tudo, uma vida boa, uma posição social privilegiada e um marido amoroso, mesmo assim, resolveu arriscar isso ao se envolver com o primo. E fica aí a ideia que você citou: ainda hoje em dia, é provável que existam casos iguais...

      Obrigada pelo carinho de sempre, você sempre me anima com suas declarações! *-* Espero nunca te desapontar ;3

      Beijão!

      Excluir
  2. Nunca li nada desse estilo, achei bem bacana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Camila, se você não gostar da trama pode vir me cobrar depois kk

      Beijão, obrigada pela visita!

      Excluir