Quem conta um conto #8: YO SOY REBELDE!

Eu não ia querer ele nem se fosse o último homem do mundo! - Amanda

Obs: O título foi um trocadilho.


Título da obra: O Último Homem do Mundo
Autor: Tais Cortez
Editora: Independente (2013; 239 páginas *via Amazon)

Sinopse: "O último homem do mundo" conta a história de Amanda, uma jovem de dezesseis anos que é matriculada contra sua vontade no Educação de Elite, o colégio interno mais renomado do país, onde apenas os filhos da elite nacional estudam. Sua mãe, uma atriz mundialmente famosa, não sabe como lidar com a filha. Amanda é uma rebelde e tem personalidade forte. Determinada a conseguir ser expulsa, ela é capaz das maiores loucuras. O que ela não esperava era fazer amizades que a farão rever seu plano...e que fosse se apaixonar perdidamente pelo último homem que sua consciência escolheria...  


Antes da resenha que eu seeeeei que a linda da Tais quer ler, deixa eu fazer a dramatização da cena de quando essa autora incrível me propôs o e-book da obra.

Como reagi internamente:


AI MEU DEUS ELA ME OFERECEU O ÚLTIMO HOMEM DO MUNDO! EU DEVO TER LIDO UM MILHÃO DE RESENHAS DESSE LIVROS OMG OMG OMG

Como me comportei com ela (ok, fui mais tiete, mas deu para fingir que tinha alguma lucidez e tals...):

Claro que quero, sua linda, iria adorar ler sua obra e eu estou com o ritvotril em dia ok?

A lucidez não durou muito e eu fiquei tipo assim quando abri o arquivo:

Ok, agora eu paro. Mas ambas reações conferem.

Resenha: A história começa logo surpreendendo. Diferente de muitos livros que li, ele não leva muito tempo para ficar interessante e logo no começo é impossível não comparar essa história com RBD, daí o trocadilho (mas a versão mexicana, por favor). E daí outra surpresa: só lembra mesmo. Amanda embora filha de uma atriz famosa e com sentido aguçado para encrenca, ai como isso soou Sessão da Tarde pela narrativa em primeira pessoa podemos perceber o motivo de sua revolta de modo geral. Em diversas cenas, de acordo com seus pensamentos, também podemos notar facilmente como suas ações podem ser equivocadas e sua hesitação depois de ver como tudo resultou. Amanda é gente como a gente e a narrativa leve e cheia de sentimentos da Tais nos faz ter essa intimidade com a personagem, a ponto de às vezes querermos abraçá-la ou dar um safanão. VAI. LOGO. ATRÁS. DO. RICARDO!
Até agora me surpreendi sobre como não citei o mocinho. Acho que porque ele não é como o Paulo u-u (sim, eu gamei nele). Contrariando o que era de se esperar nesse tipo de enredo - já que no primeiro instante eles se estranham em uma harmonia surpreendente - Ricardo está longe de ser o mocinho superficial. Prepotência deve ser segundo nome e inevitavelmente, sabemos que vamos nos apaixonar pelo rapaz bonito, talentoso e cheirando a Kaiak. Disse Kaiak porque eu só imagino esse perfume, nada a ver com o livro. Anyway... Com problemas inesperados para o tema, é com ajuda de Amanda que, inconscientemente ele começa a melhorar e ela idem. É quando vemos a sensibilidade que eu citei acima transparecer para as ações da personagem, que muda sem perder sua essência. Entre trancos e barrancos, vemos de forma profunda como Amanda supera seus medos e se arrisca, dessa vez, provando de forma definitiva sua coragem sentimental, que, na minha opinião, é a maior delas.
Mesmo sendo comédia romântica e você passar boa parte da leitura rindo, é inevitável citar novamente que a narrativa tem todo um sentimentalismo especial. Estamos dentro da mente de uma adolescente, percebendo suas dúvidas, erros, acertos e eu pensei em muitas vezes onde fui Amanda, seja com minha cabeça dura ou com medo de me permitir. A personagem e quem a rodeia cresce e me peguei pensando como também cresci e aprendi. Não, eu não sou ruiva - pena! - nem milionária, mas não se trata disso: trata-se de sermos humanos e vivermos um eterno aprendizado, esse, cheio de incertezas. Isso é o amor.
E quando um livro nos passa muito mais do que esperamos é porque ele realmente foi bom.

Tais, muito, muito obrigada por me dar o prazer dessa leitura que se tornou também uma reflexão. Você tem um talento maravilhoso e não vejo a hora de conferir Golfinhos e Tubarões que, Deus, como estou curiosa! (eu ouvi um amém? \o/)

E, a todos vocês, está aí mais uma indicação maravilhosa ;3

4 comentários:

  1. Nossaaaa...ameiiiii!
    Hilááááários esses gifs q vc usouu! Impossível n rir! :D
    E adoreiii a sua reflexão sobre o livro...pq pra mim tem se tornado cada vez mais essencial passar mensagens q considero importantes...e pela sua resenha percebi claramente q vc entendeu tds elas...e refletiu...e se identificou...ou seja: EU --> MEGA SUPER TRIPLO FELIZ!
    Obrigada pelo carinho....vc eh a blogueira mais animada q tive o prazer d conhecer e eh um prazer tê-la lendo e resenhando meus bbs!
    Q venha Golfinhos e Tubarões com mais emoções e mistérios!
    Bjsssssss querida
    e sucesso a esse blog lindo e original!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais! *O*
      Siim, precisei usar os gifs para descontrair, senão iria chorar ao escrever a resenha kk Eu amei O Último Homem do Mundo porque ele não é um "drama adolescente". Se trata das nossas descobertas e de como nossas escolhas podem nos tornar feliz, apenas por estarmos nos permitindo a acreditar e viver aquilo. Eu não esperava esse tipo de lição, me surpreendi muito e amei!
      Seu talento é maravilhoso e fico feliz que goste do meu trabalho! Com toda certeza quero acompanhar seu sucesso e estar por perto para aplaudi-la de pé, como merece ;3

      Beijos e obrigada por todo carinho e por aguentar minha tietisse kk <3

      Excluir
  2. Oi.

    Nossa aconteceu o mesmo rs a Tais me ofereceu o livro e mesmo não gostando de e-books acabei lendo o livro no mesmo dia e amei, simplesmente.

    E realmente o livro tem uma mensagem muito boa e linda.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Sim, depois de OUHM eu me apaixonei por e-books e tenho adorado acompanhá-los! Tenho a impressão de que a leitura flui muito rápido, devorei cada linha!
      E a mensagem que a história passa não poderia ser melhor :33

      Obrigada pela visita, estarei retribuindo ;3

      Beijão!

      Excluir