(Não) É Nosso! Carnaval

"Aiiin, eu acho o Carnaval um liiixo..." Quem nunca disse isso antes, que atire a primeira serpentina pedra!

Tem sido cada vez mais normal vermos as enormes declarações contra essa festa que é a maior do mundo. O que era para ser uma questão de gosto, tem se tornado uma moda nada agradável, que tem feito parte da nossa cultura: rebaixar a nós mesmos. 
Mas o Carnaval não é brasileiro. Onde estão seus argumentos agora?

Ala das baianas. Infelizmente desconheço a escola :/


Originado na Grécia, onde sabemos que a liberdade sexual não era tabu, e adotada pela Igreja Católica, o festejo visava uma celebração que dizia "adeus à carne", ou, do latim "carne vale", de onde originou o nome atualmente conhecido. Antigamente, cada cidade festejava conforme seus costumes, até que resolveram começar com fantasias e desfiles.

"Aiii, foi quando o Brasil estragou tuuuudo"

Não, isso começou na França. RÁ!

Não sou adoradora do Carnaval de rua, com trios elétricos e um bando de gente desconhecida e suada pulando junto, mas o festejo dessas pessoas não me ofende de modo algum, então me respondam por que eu deveria me importar e xingar muito no twitter? E outra, só vai seguir trio elétrico quem quer ;3

Mas deixa eu continuar a defender o que mais amo no Carnaval além do feriado -oe : Escolas de Samba! Porque sim! *O*
Não, não sou fã de samba e não sei sambar. Ser curitibano acaba te privando de algumas coisas, entre elas a simpatia para tal, mas continuemos...
Mesmo não sendo fã dos festejos, tem como ignorar a beleza da avenida, toda colorida, com milhões - sim, milhões! Cerca de 2 milhões de pessoas assistem os desfiles POR NOITE - de espectadores de diversas partes do mundo, vindo prestigiar o que não é nosso, mas foi adotado!

"Aiiii, eles vieram ver buuunda..." 

Infelizmente também, mas em meio a todas as alegorias, você acha mesmo que alguém vai ficar procurando bunda para admirar?

"Elas ficam todas nuuuuuuaaas..." sério mesmo? Vamos averiguar u-u

Nem pergunte porque eu não sei quem são

Tirando a primeira que com certeza me derruba com um tapa e a moça de azul que parece se arregaçar como um frango, eu não vejo ninguém ali expondo o corpo de modo vulgar. Sim, há outras fantasias que expõe mais do que deviam, mas gente, é UMA madrinha de bateria para cada Escola de Samba. Jura que elas roubam mais a cena do que o carro alegórico abaixo?


E é vendo uma coisa dessas que eu paro e penso: por que o trabalho de uma comunidade inteira, que se dedica integralmente à Escola de coração, criando esse tipo de carro alegórico e as fantasias das alas das baianas que foi possível conferir logo acima, tal como o trabalho da bateria é inferiorizado? Será que nenhuma dessas pessoas que se julgam cultas por não gostarem de Carnaval e por atingirem por todos os meios possíveis, não param para levar em consideração o trabalho, dedicação, amor e história que eles contam?

"Como assim históóória?"

Darei como exemplo uma das escolas, chamada Imperatriz Leopoldinense que no ano de 1989 teve como tema os cem anos de libertação da escravatura, onde os carros alegóricos, fantasia, tudo, relembrava o que na própria letra diz "centenário de poesia". Confira parte da letra:

"Liberdade, liberdade, 
abra as asas sobre nós
e que a voz da igualdade

seja sempre a nossa voz!"

(Quem tiver interesse, esse é o link para o samba-enredo)

Bonito, não? Sabe o que me surpreendeu outro dia? Uma das pessoas que bradava tanto a falta de cultura do festejo não saber que as escolas de samba contam histórias!



Ai gente, é rir pra não chorar... E se diz cult! Pff...

Só deixando claro: não sou a maior fã do Carnaval, mas admiro e respeito o trabalho de todos que se envolvem, muitas vezes sem receber nada em troca, tal como o Neguinho da Beia-Flor, que desde sempre canta sem cobrar nada por isso. Duvido que você lave a louça da sua mãe sem algo em troca (eu não lavo :B).

"Aaaaain, e a Globeleza?" 

Hoje em dia existe mais preconceito com a exposição do corpo na mídia do que antes e eu não entendo! Ainda mais hoje onde existem tantos protestos onde as pessoas comparecem todas nuas. Certa vez ouvi a seguinte frase "para quê implicar com esses protestos? São corpos, como qualquer um." E por que isso não pode se aplicar à moça da TV? Certo, esse argumento não convence muito, mas pense então dessa forma: porque uma atriz que fica nua diante das câmeras é tida como profissional, fazendo apenas mais um papel que lhe coube em seu trabalho e a moça na TV não? Pense nisso...

Esse post não tem intenção de puxar a orelha de ninguém, mas é apenas para fazer refletir, porque eu também já tive ódio gratuito de Carnaval. Respeite as pessoas que comemoram, porque elas não estão impondo nada a ninguém, querem apenas se divertir. E se você acha até mesmo as escolas de samba um desperdício, desligue a TV e venha comentar aqui no Blog, vlw, flw \8D/ (???)

Enfim... Somos o país de maior diversidade racial e cultural do planeta. Somos o exemplo de como, apesar de brigas e preconceito que infelizmente perduram - conseguimos conviver em sociedade mesmo com essas diferenças. Que tal o país que representa o mundo ser o país que representa o respeito? ;3

Abraços e um ótimo dia!

Fiquem com a imagem da Avenida vista de cima e me diga se não é linda?

4 comentários:

  1. Que atire a primeira serpentina, ri demais quando li isso, adorei.
    Acho que nunca me perguntei a origem do carnaval, o que sempre gostei dessa data, foi o fato de ficarmos em casa, descansando. Já aconteceu de eu sair pra pular carnaval duas vezes, e confesso que me diverti, até a hora das brigas começarem, e todo aquele auê de sempre.
    Mas como você disse nas postagem, a mulherada fica toda semi-nua, e sei la, você sabe como brasileiro é né? Um saco, gosta de uma coisa, mas nunca ta bom
    Acho que faz quase três anos que não saio para comemorar o carnaval, perdeu um pouco a graça pra mim, mas sexta minha pequena tem festinha de carnaval na escolinha, vou tirar uma foto e ter mandar! *--*

    Beijos linda!

    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Fer *-* Obrigada por sempre estar por aqui!

      Infelizmente, o carnaval de rua, aquela coisa família, tal como sua menina vai festejar se perdeu devido alguns grupos que estragam a alegria dos foliões, como você citou :/ O que antes era uma festa comum, hoje é motivo de insatisfação e falta de respeito. Bem que a coisa podia mudar...
      Quanto à sua pequena fantasiada, omg, eu quero ver fotos sim, com certeza irei morrer de amores hauhuahaha *-*

      Beijão! <3

      Excluir
  2. Adorei o post, flor. Quando era adolescente rebelde, lá pelos meus 13/14 anos, não suportava o carnaval e tudo o que era relacionado a ele. Acho que é o extremismo natural de todo adolescente que tem dificuldade de dizer do que gosta sem anunciar também o que odeia. :/ (rs) Imaturidade, óbvio.
    Com o passar do tempo, você analisa o Carnaval sob outros prismas - especialmente o cultural - e percebe o quanto ele mobiliza (incluindo economicamente com o turismo). Concordo com você ao dizer que só vai atrás de trio elétrico quem quer... Então, por que reclamar? Eu, por exemplo, nem ouso ir para a praia nesse período simplesmente porque não quero me estressar. Não gosto de muito barulho e pessoas reunidas. Mas não julgo quem gosta. Vai lá! Seja feliz! Não prejudique ninguém (e se puder, não prejudique nem a si mesmo), mas curta muito!!! Todos merecem um momento de descanso e celebrações, sem muito juízo de valor. Não tem que ficar pensando demais sobre uma coisa que é simples, como seguir o carro de som pulando e sambando, rindo sem nem saber por quê. Aliás, por que temos sempre que dar razão aos nossos atos? Eles não podem ser simplesmente espontâneos? (rs)
    Enfim, adorei seu post. Aliás, gosto de desfiles de carnaval pela Tv (só os do RJ) porque minha mãe passava a madrugada assistindo comigo. O encanto não é tanto pelas vestes, cores e enormes carros alegóricos, mas porque lembro dela descansando enquanto apreciava os desfiles e cantava junto (haha). Essa experiência tem um sabor de infância para mim e não, não existe RAZÃO nisso. :) Me julguem! (haha)
    Linda, adoro seus posts. Poste mais as suas opiniões, sim?
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh se todos pensassem como você... Huauhahauha, não tenho nem o que comentar! E é exatamente isso! Sem tirar nem por, kk
      E, como você citou, achei o máximo: os desfiles te remetem não ao festejo em si, mas em uma lembrança querida. E por que não pode ser assim? Amei, de verdade!

      Obrigada pelo carinho e apoio, vamos ver o que mais nos aguarda ;3

      Beijão!!

      Excluir