Fato ou passo? Boitatá

Dessa vez iremos falar do Boitatá, meu personagem preferido do folclore! *-* desculpa Saci.

Também conhecido como "fogo que corre" e "fogo fátuo", o boitatá, no folclore brasileiro, é uma grande cobra de fogo. Este bicho imaginário foi citado pela primeira vez em 1560, num texto do padre jesuíta José de Anchieta. Na língua indígena tupi, mboi significa cobra e tata fogo.

De acordo com a lenda, o boitatá protege as matas e florestas das pessoas que provocam queimadas, vivendo dentro dos rios e lagos e saindo de lá para queimar as pessoas que praticam incêndios nas matas. De acordo com esta lenda, o boitatá possui a capacidade de se transformar num tronco de fogo.

Já no sul do Brasil, a explicação para o surgimento da cobra de fogo está relacionada ao dilúvio (história bíblica que fala sobre a chuva que durou 40 dias e 40 noites). Após o acontecimento, muitos animais morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundância. Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo.

Mas, segundo pesquisadores, essa lenda está associada aos incêndios, que ocorrem espontaneamente em função da queima de gases oriundos da decomposição de material orgânico. Obrigada, cientistas, por estragarem toda a magia u-u (?)

Na minha imaginação ela é diferente...

Já perceberam como todas as lendas tem ligação com a natureza e sua proteção? Desde muito tempo as pessoas já pareciam se preocupar com isso e as lendas apenas traduzem como preservar o que temos é importante :3

E você, gosta da ideia do Boitatá?

6 comentários:

  1. Boitatá virou meu personagem preferido! Amo de paixão o meio ambiente, tanto que farei faculdade de Engenharia Ambiental.
    Gostaria muuuuuito mesmo de ver as pessoas responsáveis pelas queimadas serem queimadas, AHAHAHA [maldade comendo solta aqui]; Mas como você disse, acho que todos os personagens das lendas, estão para proteger as florestas, poxa eles nasceram nelas, vivem, convivem, fazem tudo, eles já nascem com isso dentro de sí "preciso proteger a qualquer custo minha casa" ainda mais que a maioria dos animais não podem ou não conseguem fazer isso, só fogem :(
    Mas amei a lenda, *---* Boitatá número um aqui! <3 <3

    Beijos linda!
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é meu personagem preferido justamente pela sua proteção à natureza! Cresci passando as férias no sítio, então sempre tive esse contato com a terra e aprendi a conviver em perfeita harmonia com ela. A história de que um ser escondido na mata podia impedir que o homem prejudicasse a natureza me cativou demais e depois que cresci e soube que ele não existia, lamentei por isso. Precisamos de um Boitatá por aí... :/

      Obrigada por comentar! É sempre bom te ver por aqui *3*

      Beijão!

      Excluir
  2. Sempre tive um fascínio muito grande pelo folclore brasileiro. Nem preciso dizer que amei o seu blog, né?!

    Realmente, a ciência sempre acabando com nossas fantasias. u.u'

    Adorei a postagem.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ai que emoção, vocês deixando comentário por aqui riariariairairiairair muito obrigada! *O* Serão sempre bem-vindos! ><

      Abraços e voltem sempre! *3*

      Excluir
  3. Também adoro o boitatá. A primeira vez que li um texto sobre foi na 2ª série e fiquei morrendo de medo kkkkk. Nosso folclore é muito rico e bacana. Gostei mesmo da ideia desse post.

    Beeijos
    quenerdissealice.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, olha você aqui de novo *OOOO* Obrigada mesmo!
      Eu adoro nosso folclore e fico contente que também aprecie :33 Obrigada novamente por ter passado por aqui ><

      Beijão!!

      Excluir