Essa casa é minha! Rio Solimões

Uma das paisagens mais bonitas do Brasil se encontra no estado do Amazonas, com o rio Solimões. O encontro das águas que banham o estado é lindo além de servir como meio de transporte, alimento, comércio, pesquisas científicas e lazer.



Encontro entre Rio Negro e Solimões...
Não, pera

Agora sim...

O rio recebeu esse nome pois espanhóis e portugueses habitavam as margens, no que eram chamados Sorimão, Sorimões e, mais tarde, Solimões, originada da palavra latim "Solimum", em referência ao veneno usado na ponta das flechas dos povos indígenas que também habitavam a região.

Adoro descobrir essas histórias que até então me eram desconhecidas... E você, sabe o significado de um nome que tenha uma história tão interessante quanto?

Abraços e bom feriado!

4 comentários:

  1. OIHSAOIDHAOISHDOIHOIHdosiahoiHDOIHSA!! ADOREI A FOTO DO ENCONTRO DO RIO NEGRO E SOLIMÕES, NOSSA, VOCÊ ME FEZ CHORAR DE TANTO RIR!
    Sempre adorei essas histórias, adoro principalmente saber sobre os indígenas!
    Quando era mais nova, uma vez em um passeio de escola, fomos em uma aldeia, e acredita que eu não queria ir embora?
    Aprendi arte com argila, aprendi a usar arco e flecha que a propósito é MARAVILHOSO. Aprendi a colher frutos, vi as plantações, vi tudo tudo.. É uma vida maravilhosa, mesmo diante dos problemas que eles tem sofrido, com relação a perda de suas terras :(

    Mas amei a curiosidade de hoje *---* qual vai ser a próxima, hein hein?!

    Beijos amiga!
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuhahahua, pois é, eu nunca consigo pensar no rio sem pensar nessa dupla, é inevitável hauhuahuhahahua

      Ai que tudo, eu sempre quis ir em uma aldeia! *O* E imagino seu amor, acho que eu me esconderia para ficar lá para sempre! *--* E é mesmo uma pena eles sofrerem essa desvalorização ao ter até mesmo sua terra tomada... Gostaria de ver mais campanhas a favor deles, sabe? :/

      Obrigada pelo carinho de sempre! A próxima curiosidade eu ainda não sei, mas prometo pensar com carinho kk

      Beijão flor!

      Excluir
  2. HAHAHAHA, só você mesmo para fazer esse trocadilho do Rio Negro e Solimões! Amei, flor. Muito criativo. Como sempre, seu blog nos presenteia com as novidades. E não, não conhecia a história por detrás do nome deste rio. Linda paisagem, interessante passado. <3 Somos tão ricos, mas pobres por não conhecermos nosso próprio patrimônio.
    Obrigada por colaborar para que sejamos mais brasileiros, flor!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, fico tão contente em ler isso, Fran! Fico muito feliz em saber que meus posts sejam de tamanho interesse! Estou adorando descobrir mais dos nossos patrimônios e, concordo: com tanta riqueza de detalhes, não conhecer nossa região nos torna pobre culturalmente :/ Espero que aos poucos essa realidade mude!

      Beijão e obrigada pelo carinho!

      Excluir