É nosso! Tapioca

Como uma boa gorda, preciso falar de comida!  ***\o/***

Ainda mais ela, a simplesmente fantástica tapioca! Simplesmente, pois é uma massinha super simples de fazer, com goma de mandioca, espalhada e aquecida sobre uma chapa ou frigideira aquecida. Simples, fácil e que permite diversos tipos de recheio, além do tradicional coco e queijo coalho. 

Tirei a suposta origem do alimento da Wikipedia nossa de cada dia, deem uma espiada:

"A mandioca era a base da alimentação do Brasil até a invasão e colonização do território pelos portugueses.
Pouco após os primeiros anos do descobrimento, os colonizadores portugueses na capitania hereditária de Pernambuco descobriram que a tapioca servia como bom substituto para o pão. Na cidade de Olinda se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca (goma) extraídos da mandioca, desde o século XVI com a criação portuguesa da Casa de Farinha em Itamaracá (Pernambuco).
A tapioca logo se espalhou pelos demais povos indígenas, como os cariris no Ceará e os jês, na Amazônia oriental. Ainda, se transformou posteriormente na base da alimentação dos escravos no Brasil. Tudo isso serviu para transformar a tapioca, hoje, num dos mais tradicionais símbolos da culinária por quase todo o nordeste.
Os indígenas brasileiros faziam vários tipos de beiju: o beiju simples é um bolo de massa fresca, úmida, passado pela urupema (peneira de fibras vegetais) para formar grumos, que devido ao calor ficam ligados; o beiju-ti canga, feito de massa de mandioca mole e seca ao sol; o beijuaçu, redondo, feito como o beiju-tacinga, mas seco no forno; o caribé, que é o beijuaçu posto de molho e reduzido novamente à massa que, quando água é acrescentada, forma um tipo de mingau; o beijucica feito de massa de mandioca, em grumos bem finos; o beiju de tapioca, da massa umedecida, saindo da urupema em pequeninos grumos que quando pronto, é enrolado; o curadá, um beiju grande, feito de tapioca (goma) umedecida, em grumos maiores, levando castanha crua, depois sendo enrolado."

Existem ainda diversos modos de preparo e consumo, mas o mais interessante foi a tradição ter se mantido por mais de meio milênio!


Tapioca, essa tem o poder

E você, já conhecia um pouco dessa especiaria? Me conta aí!

2 comentários:

  1. Esta aí uma informação que não tinha…. a tapioca é nossa, gente? Que legal! Eu gosto muito de comê-la, mas há anos não experimento esse sabor. \o/
    Adorei a curiosidade, haha. Deu-me água na boca.

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, eu amei descobrir isso! É algo tão presente na nossa alimentação que nem sabemos direito de onde veio, mas é confirmado, essa delícia é nossa, rs ;3

      Beijos!

      Excluir