ADERINDO: Desafio 01 ano sem (comprar) livros!

Oi gente, tudo bem? \o/

Uma das minhas metas para 2014 era ler todos ou grande parte dos livros da minha estante, assim como substituir os meus bebês os exemplares por outros que eu tivesse interesse. Sou apegada demais a eles e mesmo que muitos eu só tenha lido uma vez, sinto um desespero imenso imaginar que irei me desfazer deles! Mesmo assim, acho melhor que outras pessoas tenham acesso às obras do que elas ficarem juntando poeira dentro de um armário... (ou pelo menos, estou tentando me convencer disso xD)

Conheci o projeto através do Letras de Felicidade, que por sua vez, o conheceu pelo Idiossynkrassis. A ideia é clara: um ano inteirinho sem comprar livros. Pode parecer bobo, mas o impulso por colecionar cada vez mais obras é tão grande que essa madrugada não consegui esperar amanhecer e encomendei dois livros pelo site da Saraiva! Tudo bem, o preço estava ótimo, mas eu fiz isso às quatro da manhã.

Quatro. Da. Manhã.



Meio que tive vergonha, sabe? Sim, eu estava de olho naquele livro há tempos, mas puxa... Algo precisa mudar, não?

Resolvi fazer um apanhado para ver se esse meu fanatismo estava mesmo fora de controle ou se eu estava só enganada. Vai que eu encontrava alguma justificativa, não é? 

Tenho vinte e cinco livros, os quais nunca cheguei a ler. Parados completamente. E dois estão por vir nos próximos dias, além de três que ganhei em uma promoção! Trinta obras, fora outros dois que emprestei - e estou tentando não surtar para tê-los de volta. De que adianta então ter tantos na fila, tantos na lista de desejo se não dou conta? 

Abaixo, as regras para seguir o desafio:

  • Não posso comprar nenhum livro, exceto se for para presentear alguém.
  • Em casos de eventuais “amigos-livros” de finais de ano, a participação é liberada. A intenção não é me isolar socialmente de uma das coisas que mais gosto, mas sim controlar o gasto desenfreado e o mais importante: retornar com o hábito de leitura.
  • Para adquirir algum livro utilizarei o recurso de troca do Skoob (http://www.skoob.com.br), sempre com intuito de trocar algum livro meu por algum que eu queira. Esquema de entra um e sai um.
  • Na impossibilidade de troca via Skoob ou sob urgência, terei a opção de baixar o arquivo em PDF, pegar emprestado com amigos ou em alguma biblioteca.
  • O acesso às bibliotecas está liberado, mas restrito em sebos e livrarias.
  • Ganhar livros também é permitido, mas não posso pedir, tem de ser algo completamente espontâneo.

Tirando o Skoob - que eu tenho e nem sei mexer - acho que dá para seguir tranquilamente o projeto! Estou vendo outros modos de ler os livros que desejo, talvez trocando com algum leitor, blogueiro de blog parceiro, ou indo até o sebo me desfazer de um e pegar outro como pagamento, sempre lembrando que não NÃO NÃO NÃO devo comprar nada. A ideia é fazer os livros parados girarem e assim poder aproveitar a leitura de todos.


Além desses tópicos, a Luíza sugeriu outros que achei bem bacanas também!

  • Desmarque TODAS as paginas de editoras/livrarias/promoção de livros que você tiver no facebook.
  • Desative TODOS os e-mails de informativo de livrarias/editoras/sebos/ afins que você tiver.
  • Sabe aquela page que vive divulgando promoção? Desmarque também.
  • Entrar em livrarias/sebos/ qualquer lugar que venda livros fica expressamente PROIBIDO! (pelo menos no período de abstinência)
  • E quando a tentação surgir repita: hoje não vou comprar livros,  hoje não vou comprar livros,  hoje não vou comprar livros, e se afaste da fonte de sua tentação.

Só um gif para traduzir meu sentimento de desalento ao aderir tão animadamente o desafio e receber, exatos cinco minutos depois, dois e-mails, um da Saraiva e outro do Submarino, com promoções de box...


Duvido que uma pedra no rim doa tanto :c

Ah sim! Todos os contos e e-books baixados gratuitamente (pobre feelings) via Kindle estão na lista, mas se eu fosse os contar, vish... :B

Começo hoje, dia 07/02/2014 o desafio, que deverá terminar no dia 07/02/2015. Começando um mês depois da Taiga e da Luíza, mas antes tarde do que nunca, não é? xD

Convido vocês para acompanhar essa jornada. E que os jogos -n o desafio comece!


9 comentários:

  1. Muito feliz que vc tbm tenha sentido a necessidade de dar um 'stop' nas compras desenfreadas e se propor a ler mais. O processo de acumular livros é algo tentador pois, quando mais temos (e compramos), mais queremos ter (e comprar), o que acaba virando uma verdadeira bola de neve. Pode parecer sofrido no início, e é. Mas acho que com o tempo a 'abstinência da compra' tende a ser algo natural, afinal de contas, em algum momento isso era, não é?
    Sucesso pra nós! E boas leituras! :)

    PS: E obrigada mais uma vez por divulgar o desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taiga, que bom te ver por aqui! Fiquei animada com o projeto e ao ler as experiências de vocês fiquei mais determinada \o/ Foi um susto enorme perceber como eu estava mais colecionando do que aproveitando meus livros e o desafio me fez repensar várias coisas... Sucesso para nós! *--*

      Excluir
  2. Oi, flor!
    Sabe que tinha em média a mesma quantidade de livros literário (além dos técnicos) na minha estante e que já tinha lido, mas nunca mais leria novamente. Então, troquei TODOS pelo Skoob e acabei ficando com novos 30 livros para ler. Infelizmente, não fui esperta o suficiente e acabei comprando todos os que desejava ler (hahaha). Então, além daqueles que obtive por meio de trocas, ainda me restaram os lançamentos que comprei. >.< Devo ter uma centena de livros para ler, entre literários e técnicos, na minha estante. Que vergonha.
    Eu ainda aproveito promoções, mas confesso que procuro pegar aqueles livros que já sei serem muito difíceis de se obter por meio de trocas, sabe? De um jeito estranho, sei dizer a você quais livros sofrerá para obter em trocas.
    Eu uso, além do Skoob, o site LivraLivro. Hoje ele está muito melhor do que já foi. Na sexta-feira enviei um livro de troca por correio. Hoje pretendo enviar outro… As trocas continuam, sabe? Eu não tenho tamanho sofrimento que você tem em me desfazer dos livros. Eu fico somente com aqueles que são realmente meus favoritos e desejo reler de vez em quando. Fora estes, troco mesmo! (rs) Faz-me bem receber outros livros para leitura. Só não me faz bem gastar tanto dinheiro comprando livros e aumentando minha estante já farta.
    Eu não direi que vou aderir a esse desafio, porque já comprei livros (rs). Mas prometo me SEGURAR muito mais que antes.
    Boa sorte, linda!!! Vamos que vamos!!!

    Beijos =*

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dica do Skoob foi bárbara, mas não conhecia a do LivraLivro! O: Irei atrás com toda certeza! Obrigada pela dica!
      E, pois é, hehe, eu sou muito apegada aos meus bebês huahuahahu Mas nada em fanatismo faz bem e pretendo seguir seu exemplo: trocar, substituir, conhecer mais, sem peso na consciência, porque, afinal de contas, livro bom é livro lido ;3

      Beijão e mais uma vez, muito obrigada por passar por aqui!

      Excluir
  3. Natália,
    estou impressionada com sua força de vontade. Já eu, não conseguiria deixar de comprar livros de jeito nenhum. Principalmente agora que estou conseguindo escolher com mais consciência. rsrs. Mas se é esse seu desafio, espero que dê tudo certo. Beijos!
    www.viagensesquizofrenicasalua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua, só agora vi seu comentário, desculpa! :BB

      Obrigada pelo apoio e por aparecer por aqui ;3 Enquanto vou seguindo por esse ano difícil - haha - irei acompanhando boas resenhas como as suas para matar a vontade -w-

      Beijão!

      Excluir
  4. Ó Natalia, pode ir descadastrando esses avisos de promoção por e-mail também! Foi assim que comprei 7 livros na primeira vez que tentei para de comprar.
    xD

    ResponderExcluir