O que é O Bode com a Onça?

     Quando criança ouvia diversos contos de parentes do interior. Passei grande parte da minha infância com medo do Saci e até mesmo o vi – talvez sim, talvez não, quem sabe? – correndo, no cafezal. Ouvia o pio da coruja e muitos já diziam que era aviso de morte. Procurei muita botija de ouro enterrada, mas o máximo que encontrei foram tampas de refrigerante do tempo em que o líquido era armazenado em garrafas de vidro. E quem disse que elas não se tornaram meu tesouro?
     O Bode com a Onça é um dos contos que mais marcaram minha infância e, o folclore em geral sempre me encantou. Ao descobrir os livros um mundo de imaginação se abriu e, conforme eu crescia, o imaginário se estendeu. É impressionante como palavras podem nos levar para outros mundos, no entanto, nunca entendi porque meus amigos não apreciavam tanto quanto eu um bom clássico literário, o que pertence à nossa gente, o que construiu nossa cultura.
     Um dono de terras que coloca a vida de seus funcionários em risco apenas para recuperar uma caneta. Um casal de amantes que desconhecem sua ligação sanguínea. Um homem que despreza a cor da própria pele, enquanto um casal homossexual se destrói devido ao rancor e mágoa. Esses enredos citados poderiam pertencer a qualquer livro internacional, devido seu enredo rico em detalhes, drama, profundidade, mas não são. Estão escritos em português, aquele idioma visto por quem o fala banal. O mesmo idioma dito em oito países, o quinto mais difícil de aprender. Então por que tem sido deixado de lado? Por que a cultura impressa em páginas anda sendo tão menosprezada?
    A literatura internacional anda supervalorizada e todos os livros pertencentes à vasta cultura brasileira têm sido deixados cada vez mais de lado. Esse é um convite para redescobrir, criticar e apresentar o que o nosso idioma, a diversidade cultural que o Brasil tem a oferecer. É um convite para quebrar preconceitos e nos dar uma chance de conhecer o que o nosso país tem de melhor.

Está preparado? 

2 comentários:

  1. Minha linda, é com imenso prazer que conheci seu blog! Adorei o título e todos os valores que existem sob ele. *u* Não é sempre que encontramos uma blogueira como você, tão animada em valorizar a literatura nacional e disposta a expressar sua opinião de forma crítica, porém sem perder de vista o encanto que as palavras carregam. Eu tenho certeza de que O Bode e a Onça será um blog maravilhoso! Eu quero acompanhá-lo desde o início e retribuir todo o seu carinho, Natália.
    Ah, não conheço a história O Bode e a Onça, mas já estou providenciando! Haha.
    Beijo carinhoso, minha flor! Conte comigo!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fran! Fico muito feliz em te ver por aqui e muito animada com suas palavras! Quero agradecer por todo o apoio que tem me dado, pois o My Queen Side me inspirou muito! Espero poder dar um conteúdo recheado para os posts e aguardo suas críticas ;3

      Beijão!

      Excluir