É Nosso! Parque da Independência

Localizado na cidade de São Paulo, foi inaugurado em 1988 no bairro do Ipiranga. O espaço abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à independência, além de jardins e a Casa do Grito.



Foto retirada do site da prefeitura de São Paulo

Possui vegetação composta por áreas ajardinadas e bosques heterogêneos. No jardim francês à frente do Museu Paulista destacam-se topiárias de azaleia, buxo e falsa-figueira-benjamim, canteiros de rosas e arranjos de palmeiras e pinheiros. No bosque ao fundo do Museu encontram-se espécies como araribá-rosa, canela, canela-branca, cedro, embiruçu, falsa-seringueira, figueira-mata-pau, imbiruçu, jatobá, marinheiro, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sapucaia. Nas laterais do parque ocorrem bosques heterogêneos com araribá-rosa, eucalipto, jacarandá-mimoso, jaqueira, paineira, palmeiras e sibipiruna. Foram registradas 186 espécies, das quais 8 estão ameaçadas como a cabreúva, a grumixama e o palmito-jussara.
Há registros de borboletas como a borboleta-pavão (Junonia evarete), assim chamada pelos “olhos” violetas nas suas asas. Dentre os mamíferos, ocorrem saguis, gambás-de-orelha-preta e bicho-preguiça. É uma ótima localidade para realizar avistamentos de psitacídeos (papagaios, periquitos, maracanãs e tuins) que encantam pela gritaria, coloração e comportamentos. Pica-paus e tiranídeos (pássaros da família do bem-te-vi) também estão bem representados. Chama atenção o “tamborilar” do joão-velho e do pica-pau-de-banda-branca, além da presença da alma-de-gato com sua notável cauda. Gavião-carijó e quiri-quiri são os rapinantes que patrulham a área em busca de refeições.
Com belezas tanto internas quanto externas, no museu é possível encontrar diversos objetos históricos que remetem à época imperial do Brasil, tal como itens relacionados á independência nacional, sendo mais conhecido a obra Independência ou Morte de Pedro Americo, datando de 1888, coincidindo com o ano da abolição da escravatura. 
O prédio possui estilos ecléticos, idealizados pelo engenheiro e arquiteto da época, o italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, utilizando na época alvenaria de cerâmica, inédito até então. Anos mais tardes, paisagistas belgas e alemães completaram essa obra de arte. Mais uma bela prova da miscigenação presente até mesmo nas paredes.

Horário de funcionamento: todos os dias a partir das 5h até às 20. Nos horários de verão é possível ficar até às 21h.
Estacionamento? Gratuito. Qual sua desculpa agora?RÁ!
Ah, o espaço também possui vinte aparelhos de ginástica, pista de cooper de 1000 metros e duas áreas de estar. Além de conhecer mais da história social e arquitetônica do seu país, ainda rola dar uma corridinha marota hein? (ou não)

Essa última foto foi "roubada" do arquivo pessoal da minha amiga Claudia, principal idealizadora da tag "É Nosso!" <3

E você, pretende redescobrir o Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário